Fábula “A Frigideira”
23 de novembro de 2020
Um jovem recém-casado, estava curioso, ao perceber a forma com que sua esposa fritava o peixe, pois ela cortava a cabeça e o rabo, até quase o meio do peixe. Assim, perguntou-lhe o porquê dos cortes, e ela respondeu: _ “Mamãe sempre fez assim e eu aprendi com ela e certamente é a melhor maneira de fazer o peixe.
Todas as vezes que sua esposa fritava o peixe era deste jeito. E ele nem pensava em questionar os “dotes culinários da sogra”.
Porém num domingo, no almoço da casa de sua sogra, ela resolveu preparar um peixe frito que ele adorava. Ao chegar em sua casa, ela estava preparando o peixe e ele observou que ela não cortava o peixe como sua esposa, que dissera que tinha aprendido com ela. Curioso, questionou sua sogra do porquê sua esposa cortava o peixe daquele jeito e porque ela fazia assim.
Sua sogra riu e lhe respondeu “ Meu filho, eu cortava a cabeça e o rabo do peixe daquela forma porque, naquela época a minha frigideira era pequena e não cabia o peixe inteiro! ”
Esta fábula nos faz pensar sobre o como reproduzimos automaticamente o que aprendemos, ou tivemos como modelo. Sem questionar passamos a agir de forma automática e agindo de forma automática, teremos sempre os mesmos resultados. Nossa aprendizagem forma modelos mentais os quais norteiam nossos pensamentos e comportamentos que muitas vezes nos impedem de aprender e evoluir.
E você já se questionou sobre isto? O que você está reproduzindo? Você já se perguntou porque se comporta ou pensa de determinada forma? Já tentou fazer diferente? Pensar diferente?
No seu trabalho, em casa ou na empresa, na sua vida pessoal, você já procurou alternativas de como fazer melhor? Ou já se questionou sobre seus modelos mentais? E de onde vieram?
Então mãos à obra, tente fazer uma lista de pensamentos e comportamentos padrões que você tenha e medite sobre eles, tente identificar de onde você aprendeu e como pode pensar ou fazer diferente. Coloque em prática um novo modelo e veja o que acontece.
Gratidão por curtir, comentar ou compartilhar.