Aproveite o lado bom das pessoas

Aproveite o lado bom das pessoas

23 de fevereiro de 2022

Carla era gerente de uma equipe em uma grande empresa. Uma manhã, foi tomar café na copa da empresa, com uma pessoa de sua equipe, a Paula. Enquanto tomavam café conversavam e Paula reclamava muito dos colegas de trabalho. Ela dizia:

_ “Não suporto o Francisco, ele é convencido e orgulhoso”

_ “Mas ele é alegre e participativo”, lembrou Carla.

_ E a Márcia, então? Parece que tem o rei na barriga. Está certo que ela ajuda os colegas, mas é uma chata”

_ E o Sebastião, vive se exibindo só porque conhece mais os processos da empresa.”

_ “Lembre-se de que ele é um coringa e que já quebrou muito galho da equipe, dizia Carla.”

Percebendo que Paula só enxergava o lado negativo das pessoas, Carla pediu que Paula a acompanhasse até a pia da copa. Pegou um pouco de açúcar cristal, foram até o jardim da empresa, onde recolheu um pouco de areia do chão. Misturou o açúcar cristal com a areia e colocou perto de um formigueiro.

Depois de alguns minutos, uma formiga descobriu o açúcar e avisou as demais. Em pouco tempo, fizeram uma fileira e Paula, surpresa, percebeu que as formigas carregavam apenas os grãos de açúcar, desprezando a areia.

_ “Todas as pessoas são como esse montinho de terra misturado com o açúcar”, disse Carla, a gerente. _ “Sejamos sábios como as formigas. Vamos aproveitar o lado bom das pessoas.”

O que nos diz esta fábula?

Vamos refletir sobre o quanto julgamos e somos julgados. Mas será que temos poder de julgar alguém? Quem somos nós para entrar no mundo do outro e saber o que ele é? Ao julgarmos, avaliamos, condenamos e colocamos um rótulo no outro e a partir daí passamos a nos relacionarmos não mais com a pessoa, mas com o rótulo que colocamos nela, por exemplo como no caso da fábula, com o convencido e orgulhoso, e nosso cérebro fará tudo para confirmar este rótulo, porque passaremos a selecionar o que vemos.

Por outro lado, como você percebe o outro? Será que percebe somente seu lado avaliado por você como negativo? Ou será que você consegue perceber também o lado positivo de cada um?

Que rótulos normalmente você coloca nas pessoas? Já parou para pensar porque determinadas características te incomodam tanto?

Façamos como as formigas escolhendo o que é bom e desprezando o que é ruim, só assim desfrutaremos do melhor que o outro tem a oferecer.

Adaptado do livro O que podemos aprender com os gansos, de Alexandre Rangel.