Como rejuvenescer ou como não envelhecer?

Como rejuvenescer ou como não envelhecer?

6 de dezembro de 2021

Rejuvenescer não é fazer cirurgia plástica, colocar botox e outros artifícios.

Rejuvenescer é um estado de equilíbrio do corpo e da mente. É sentir a capacidade física e mental no dia-a-dia, com energia, entusiasmo pela vida, motivação e criatividade.

Temos três idades.

Idade cronológica, caracterizada pela data de nascimento, é o que diz nossa certidão de nascimento.

As pessoas não morrem de velhice, mas de doenças como câncer, do coração, derrame, pneumonia, acidentes de automóveis, etc… todas doenças evitáveis, que podem ser prevenidas.

Corpo e mente estão totalmente interrelacionados. Surdez não diz respeito apenas aos idosos, pois há pesquisas que apontam para o crescimento da surdez entre a juventude. Mas por que? Devido à grande poluição sonora que pode ser prevenida, por meio da meditação e do silêncio interior.

A segunda é a idade biológica, que diz respeito ao corpo físico.

Os seres humanos, diferentemente de outros seres vivos, têm a consciência do envelhecer e do morrer. Ter consciência implica em fazer as melhores escolhas para se atingir os objetivos, sendo possível influenciar o corpo.

Você pode se perguntar mas e o colesterol não aumenta com a idade? Pesquisas indicam que stress, poluição do ar, da água, da alimentação e das emoções, interferem no aumento do colesterol.

E a memória, tem como prevenir sua perda? A ansiedade é a principal causa da perda de memória, ou melhor da incapacidade de resgatar informações, pois a pessoa fica presa à ansiedade, ou seja, ao futuro, não prestando atenção no presente. Realizar atividade mental e controlar a ansiedade ajuda e muito, a prevenir a perda de memória.

Portanto, sintomas de envelhecimento referem-se a sintomas de algo que não está em equilíbrio, seja físico, mental ou emocional. A vida é equilíbrio em movimento.

A terceira é a idade psicológica, que é a idade que a pessoa sente internamente. E a pergunta que podemos fazer é: Que idade eu sinto que tenho?

A idade psicológica ou como você se sente, influencia a vida biológica muito mais que a idade cronológica.

Há estreita relação entre a idade psicológica e a biológica. A mente é uma rede de energia e informações e o corpo é uma rede de moléculas. Os dois aspectos são integrados e inseparáveis.

Os mecanismos das doenças nem sempre são a origem delas. Suas origens tem a ver com: como funcionamos diariamente, alimentação, respiração, digestão, metabolismo, sentimentos, emoções, desejos, lembranças, entre outras coisas, fazem parte do funcionamento do Ser Humano.

Aliás, não se pode estudar saúde, se especializando na doença. É preciso estudar a saúde, ou seja, a mecânica do equilíbrio.

Dirigir a consciência para influenciar mente e corpo ajuda no equilíbrio e evita a doença, pois o pensamento viaja e as moléculas vão junto. O corpo e a mente são a mesma experiência, um vivencia subjetivamente, a mente, com seus pensamentos, sentimentos, crenças e emoções e o outro experimenta objetivamente, com as moléculas e sensações no corpo.

É preciso rever nossa expectativa em relação ao envelhecimento. Se acreditamos que envelhecer é adoecer, assim será.

Algumas dicas de como a pessoa pode rejuvenescer.

• Compreender o tipo de seu corpo e mente: traços de personalidade, padrões de comportamento, características físicas, etc..

• Comer alimentos adequados para seu corpo e evitar alimentos que coloquem o corpo em desequilíbrio

• Ter um sono natural reparador, pois é durante o sono que o corpo rejuvenesce e se renova. Soníferos não criam sonos reparadores, pois não atuam nas causas, apenas as mascaram.

• Fazer exercícios diários moderadamente que sejam adequados ao seu corpo, sem fadiga e exaustão.

• Procurar um estilo de vida sem stress, pois stress envelhece, afeta a saúde, energia e aparência.

• Manter bons relacionamentos pessoais e afetivos, que nutrem, acolhem, se compreendam e se satisfazem.

• Desenvolver comportamentos de adaptabilidade e flexibilidade. Rigidez é sinônimo de velhice, pois significa tornar-se vítima da repetição constante de ideias ultrapassadas. Mudar perspectiva, muda o corpo. Não esqueça, ideias na cabeça, são moléculas no corpo. Ser flexível numa situação onde as coisas estão indo bem, é fácil, mas como você lida com situações em que você se decepciona ou que não vão ao encontro das suas expectativas?

• Realizar exercícios de respiração e observar a respiração, enquanto ela entra.

• Buscar a autoconscientização. A autoconsciência nos leva a uma maior tolerância com o outro, pois percebemos que só podemos mudar a nós mesmos. Conhecer a si mesmo e se conscientizar dos seus processos mente/corpo nos ajuda a compreender o outro, tolerar e aceitar as diferenças individuais.

• Reorganizar as informações, fatos e ideias e dando-lhes uma nova interpretação, transformando frustração ou ameaça, em desafios e oportunidades.

• Buscar o propósito de vida. Viver de acordo com o fluxo da vida, ao invés de nadar contra a corrente. Descobrir o seu Eu verdadeiro, Servir a humanidade e aos nossos irmãos, e expressar nossos talentos, leva ao encontro de nosso propósito de vida.

Mas como saber se alcançamos nosso propósito de vida?

Quando estamos envolvidos com algo e perdermos a noção do tempo, com sentimento de total envolvimento e entusiasmado, é um bom sinalizador de que estamos no caminho de nosso propósito de vida.