Fábula “Você vê o que você reflete”

Fábula “Você vê o que você reflete”

11 de julho de 2020

Fabula é uma narrativa curta e agradável, que encerra uma verdade, moral e na qual os protagonistas são animais. Gosto de fábulas, porque por meio delas podemos refletir e aprender de forma leve sobre nós mesmos, sobre a sociedade, a cultura entre outros temas.

Então vamos lá.

Tempos atrás, em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a Casa dos Mil Espelhos.

Um pequeno e feliz cãozinho soube da existência desse lugar e decidiu visitá-lo. Lá chegando, saltitou feliz, escada acima até a porta da casa. Olhou através da grande porta envidraçada de entrada com as orelhas bem levantadas e o rabinho balançando tão rapidamente quanto podia.

Para sua grande surpresa, deparou com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos com os rabinhos balançando tão rapidamente quanto o dele. Abriu um enorme sorriso e foi correspondido com mil enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou: Que lugar maravilhoso! “Voltarei sempre aqui, um montão de vezes! ”

Neste mesmo vilarejo, outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto ao primeiro, também decidiu um dia visitar a Casa dos Mil Espelhos.

Escalou lentamente suas escadarias e olhou através da grande porta envidraçada. Quando viu mil outros cãezinhos de olhares hostis olhando fixamente para ele, rosnou e mostrou os dentes. E logo ficou horrorizado ao ver os mil cãezinhos também rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou: “Que lugar horrível! ” “Nunca mais volto aqui.”

O contexto era o mesmo, mas o olhar, a interpretação e os sentimentos foram diferentes para cada cãozinho. Você já pensou por quê? Será que esta situação também pode ocorrer com o Ser Humano?

A percepção, que é a forma de perceber o mundo, e nós percebemos por meio dos cinco sentidos básicos (visão, olfato, paladar, audição e tato) é individual e depende das características de personalidade, da história e da formação de cada um. Este é um dos motivos que a verdade, é a verdade para a pessoa, unicamente, pois o outro pode ver a mesma situação de forma diferente.

E você? Como está olhando para os espelhos que existem ao seu redor? O que você está vendo? Reflita sobre isto.

Extraído e adaptado do livro “O que podemos aprender com os gansos”, de Alexandre Rangel.