Isolamento Social: Como manter a Saúde emocional? O que podemos refletir sobre o momento atual
11 de abril de 2020
De repente, tudo foi ficando quieto, as ruas ficaram silenciosas, o espaço foi reduzido à nossa casa, que se tornou o lugar mais seguro e protegido e os contatos sociais, familiares e afetivos foram transformados. Tivemos que nos voltarmos para dentro, mas sem ter feito uma escolha para isso.
E foi assim, que fomos pegos de surpresa com um vírus invisível, mas destruidor de vidas, de sonhos, projetos e planos.
O momento atual nos traz de volta a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor, nos traz para o presente, tão renegado nestes últimos tempos. Sim, renegado, pois ou chorávamos o passado ou planejávamos e vivíamos no futuro e este vírus, nos traz para o presente, pois não há como ficarmos no passado, nem ficarmos no futuro, num futuro totalmente incerto.
Este momento nos traz grandes aprendizagens e reflexões.
Nos obriga a olhar e viver um dia de cada vez. Quando foi que você fez isso? Ficamos assistindo aos noticiários para talvez tentarmos entender o dia de amanhã, mas é impossível porque ele nos traz para o presente e para os cuidados que temos que ter hoje.
Nos faz refletir sobre nossa vulnerabilidade diante de situações que não temos controle, aliás, outra reflexão é sobre o quanto não temos controle sobre nossa vida e as situações que ocorrem ao nosso redor.
A cooperação entre pessoas, instituições, estados, municípios, empresas, países e a empatia passaram a ser uma necessidade e um exercício diário de todos.
O dinheiro e os aspectos materiais ficaram em segundo plano, o autocuidado, o cuidado com o outro e com a vida passou a ser o principal foco.
Nos demos conta, se é que alguém tinha alguma dúvida, de que vivemos numa sociedade global, onde tudo interfere em tudo e todos dependem de todos. Somos Todos Um!
Que a pobreza e a má distribuição de renda afeta a todos independente de classe social, pois em se tratando de doença, ela não escolhe raça, sexo, nem classe social. Não há fronteiras.
Que temos sempre que cuidar de nossa saúde física e mental para não ficarmos vulneráveis aos ataques virais e emocionais, que vêm por meio de fake News, críticas e julgamentos.
Que a rotina nos imposta exige olhar e talvez redescobrir nosso parceiro, nossos filhos, nossos pais, pois agora estamos todos em casa e vivendo o mesmo momento juntos. Como cada um está reagindo? Ah.. e os conflitos que surgem? Será que estamos enfrentando-os e lidando com eles ou estamos fugindo como talvez sempre fizemos? Que papel tenho exercido em casa e na família? E os demais membros quais os papéis que cada um tem assumido?
Descobrimos que não sabemos parar, que não sabemos como ficar em casa, que um abraço acolhedor, uma reunião com pessoas que amamos faz mais falta do que imaginávamos.
A vida de forma inusitada, rebelde e impositiva vem nos mostrar que é hora de mudar, que é hora de transformar crenças e valores, é hora de parar! Definitivamente, não podemos sair desta situação da mesma forma de como entramos!
É hora de olharmos para nós mesmos e ao nosso redor e nos perguntarmos: como estamos vivendo? Que valor estou dando para o meu presente? O que tenho feito pelo outro? Estou me cuidando? Que papéis tenho assumido na família e na sociedade? Quais os meus valores? Como me projeto para o futuro? Que legado tenho deixado e quero deixar para as novas gerações?