Missão de Vida: Você sabe o que é e como encontrá-la?
7 de dezembro de 2020
Se você é uma pessoa com talento, não significa que você recebeu algo, quer dizer que você pode fazer algo”. Carl Gustav Jung
Na semana passada escrevi sobre crenças limitante e esta semana escreverei um pouco sobre missão de vida.
Missão de vida é um tema muito importante para se refletir sobre nossa jornada neste mundo. Especialmente nos dias atuais, onde a rotina nos engole, as informações nos chegam de forma absurda nos tornando ansiosos, as relações são descartáveis, os resultados são buscados de forma imediata, a competição cada vez mais se estabelece na sociedade, o sucesso e a felicidade são buscados externamente, enfim, é muito provável que vivendo neste mundo de aparências, imediatismos e superficialidade você também tenha se automatizado e entrado neste sistema. Se isto aconteceu com você saiba que você é “normal”, mas, pare para refletir sobre a sua missão de vida neste mundo. Se não aconteceu com você parabéns você faz parte de uma minoria que se sente fora do eixo.
Missão de vida não é objetivo, não é por um período de tempo, não se relaciona apenas com um aspecto da vida, por exemplo o profissional. Missão de vida se relaciona com seu propósito pessoal neste mundo. A missão é nossa inspiração para a vida e abrange todas as áreas. Podemos dizer que nossa missão se relaciona com o que queremos deixar como legado neste mundo, como nosso testamento pessoal, se você morresse hoje, o que deixaria de herança para sua família, amigos, comunidade e sociedade em geral? Qual a sua marca pessoal? A missão nos dá coerência, sentido de vida e nos une a algo maior.
Você já se perguntou sobre qual a razão da sua existência? O que você nasceu para fazer e ser? Por que está aqui neste planeta neste momento?
Por serem espontâneas e puras, as crianças muitas vezes têm estas respostas, que infelizmente ao longo do caminho vão sendo deixadas para trás devido a influências do meio. Há crianças, no entanto, que permanecem firmes em seu propósito. Se você estiver neste grupo, provavelmente você já tem a sua missão pessoal e atua no mundo de acordo com ela.
No entanto, se você não pertence a este grupo, é possível resgatar a sua missão pessoal e o primeiro passo para isto é o autoconhecimento. Algumas reflexões podem nos dar dicas de nossa missão.
Conhecer seus valores: o que é importante para você? O que faz parte do seu caráter? O que você jamais aceitaria fazer?
Conhecer seus talentos: Quais são seus dons? Suas habilidades? O que você mais gosta de fazer? Que pessoa quer ser? O que não gostaria de fazer e ser?
Identificar seus sonhos: Reflita sobre seus sonhos, reflita sobre sua linha do tempo desde a sua infância, o que tinha em mente para quando crescesse? O que gostaria de ser na vida?
Identificar seus modelos: Quem você admira? Porque? Que qualidades esta pessoa tem? O que ela fez ou faz? Onde elas estão?
Identificar suas crenças: No que você acredita? O que é importante para você? Quais suas crenças limitantes?
Todas estas reflexões nos levam a nos tornarmos mais conscientes sobre quem somos e porque agimos da forma que agimos. Esta consciência nos revela nossa missão, porque a partir do autoconhecimento, saímos do automatismo e penetramos no nosso “Eu”, passando a guiar a nossa vida de forma consciente e coerente com nossos valores mais nobres.
A missão então passa a guiar nossos passos e passamos a aplicá-la em nossa vida cotidiana, na família, no trabalho, na comunidade, etc… Nossa missão descreve quem somos e o que queremos deixar como legado neste mundo.
Após fazer as reflexões, você pode descrever sua missão, para poder reler e se inspirar e não se perder na rotina, começando por: Eu nasci para ….. ou estou aqui neste mundo e neste momento de mundo para ………
A missão ajuda a fazer as melhores escolhas de sua vida, pois ao escolher o que vai ao encontro de sua missão, tudo flui, você não terá conflitos internos ou dúvidas e tudo passará a fazer sentido para você.
Ao encontrar sua missão pessoal, você caminha em sua jornada muito mais leve, mais consciente e pronto para ajudar o outro em sua jornada e tornar o mundo melhor, porque você está melhor!
Então mãos à obra! Reflita, descreva sua missão e aja de acordo com ela.