O despertar da consciência e o caminho de volta

O despertar da consciência e o caminho de volta

16 de março de 2021

O despertar da consciência e o caminho de volta? Como assim? Pois é, chegamos num momento de sociedade, que precisamos repensar tudo e fazer o caminho de volta. Mas voltar para onde?

Então vamos refletir juntos.

Chegamos num nível quase insuportável de violência: desigualdades e fome no mundo, destruição da natureza, extinção de espécies, poluição de rios e dos mares, acúmulo de lixo, poluição, corrupção, degradação de valores e da ética, etc.

A sociedade é um reflexo do homem, pois este representa uma micro sociedade. Enquanto pensa, sente e age em seu microambiente, o Ser Humano é ao mesmo tempo criador e criatura desta sociedade.

Assim, semelhante ao Ser Humano, a sociedade tem se deparado com seu lado “sombra”, estamos vendo no mundo, tudo o que há de negativo no homem: ganância, individualismo, egoísmo, vaidade, preconceito, desonestidade, ódio, consumo em excesso, etc…

Este lado sombra da sociedade e do ser humano que tem emergido cada vez mais, tem seu lado positivo, pois só podemos mudar algo se conhecermos este algo, se entrarmos em contato com ele. Não podemos simplesmente, eliminar este lado sombra da sociedade, por meio de julgamentos morais, guerras, ou contra-atacando este lado “sombra”. Nossa ação tem que ser amorosa e transformadora. É como o “acender a luz na escuridão.”

Estamos, portanto, vivendo um momento ímpar de mundo, no qual é preciso um repensar individual, de valores, de conduta, de integridade, de como cada ser atua no mundo e do que passa para o mundo a sua volta.

Cada ser humano está em um estágio de evolução e de consciência,  que molda o pensamento e o comportamento de cada um, por isto, julgar e condenar, não ajuda em nada.

E qual é o caminho de volta? É o caminho que nossos antepassados fizeram, porém, agora, de forma mais atualizada e sintonizada com o momento presente. Humildade e generosidade dos nossos antepassados? Sim! Ser justo, porém sem julgar e avaliar, lembrando-se da evolução de cada um, Sim! Ser solidário com nossos vizinhos e nossa comunidade, Sim! Buscar, refletir e ser a paz, Sim! Resgatar a simplicidade e ingenuidade de nossos antepassados, Sim! Ser grato e perdoar, não mais por uma questão religiosa, mas por uma questão pessoal de autoconsciência, Sim! Economizar em todos os sentidos, Sim! E o melhor de tudo, tudo isto pode ser feito agora, usando com sabedoria a tecnologia, as informações disponíveis e todo o conhecimento ao nosso dispor.

Com isto, podemos formar uma grande rede de transformação!

Ao olharmos a sociedade e a humanidade nos inserindo nela como atores e protagonistas que somos, podemos ter um reencontro conosco mesmo e assim, achar o caminho de volta. O que nos molda? Que crenças temos? O que abandonamos em nosso caminho? Que condicionamentos nos foram impostos? O que pensamos sobre nossa existência? Como estamos contribuindo com o lado sombra da sociedade? Será que para lidar com o nosso lado sombra, tentamos extirpá-lo, assim como fazemos com os excluídos da sociedade? Ou negamos nossa responsabilidade sobre ele e nos vitimamos?

Este momento, pode ser a oportunidade para a transformação individual e da sociedade. Desapegar de tudo aquilo que não nos serve mais, desde aspectos físicos, conceituais, crenças, mentiras que até então acreditamos, etc., e transformarmos num novo ser, resultado da somatória do que fomos, do que somos e do que queremos ser enquanto indivíduo e sociedade.

Enfim, a única certeza que temos é a de precisamos achar o caminho de volta e recomeçar.

Pense nisto!

Namastê!