Reflexões acerca do texto: Pessoas estrelas e pessoas cometas, de Wilson João

Reflexões acerca do texto: Pessoas estrelas e pessoas cometas, de Wilson João

27 de outubro de 2020

Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.

As estrelas permanecem. O sol permanece. Passam-se milhões de anos e as estrelas permanecem.

Os cometas desaparecem. Passam pela vida da gente apenas por instantes: gente que não prende ninguém e que ninguém se prende, gente sem amigos.

Importante é ser estrela. Permanecer e estar presente. Ser luz ser calor, ser vida. Amigo é ser estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas fica no coração. Coração que não quer enamorar-se de cometas, que apenas atraem olhares passageiros.

Ser cometa é ser amigo e companheiro por um instante, e explorar os sentimentos humanos. A solidão de muitas pessoas é consequência de não poder contar com alguém. Solidão é resultado de uma vida de cometa. Ninguém fica.

Há a necessidade de se criar um mundo de estrelas. Todos os dias poder conter com elas, todos os dias ver a luz e sentir seu calor. Assim são os amigos estrelas na vida da gente.

Pode-se contar com eles. Eles são presença. São coragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos escuros. São segurança nos momentos de desânimo.

Ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas acima de tudo, uma recompensa.

É nascer e ter vivido e não apenas existir.

Bem, convido agora, você a refletir sobre esta história.

Como você se considera? Uma pessoa cometa ou estrela?

O que é ser uma pessoa cometa?

Uma pessoa cometa não estabelece vínculos, ou quando estabelece é por objetivo pessoal. Uma pessoa cometa, não é transparente, porque não consegue lidar com sua sombra, não é assertiva, não tem empatia, julga o outro, se afasta quando o outro precisa de apoio. Não se dispõe a aprender, não tem humildade, está sempre apressado, sem tempo para o outro. Não consegue ver o simples e o que existe ao seu redor. Tem uma percepção limitada pelo tempo e pelas suas crenças. Vive de acordo com as circunstâncias. Ser uma pessoa cometa é não estar no presente e viver no futuro.

E, como é ser uma pessoa estrela?

Ser uma pessoa estrela, é estabelecer vínculos, é saber escutar o outro, sem julgamento. É ter empatia. A pessoa estrela tem tempo para olhar o outro e o mundo que a cerca. Está sempre disposta a aprender e a reformular suas crenças. Tem sempre uma palavra de conforto ao outro. Toca o outro com sua alma. Tem propósito de vida e vive o presente.

Uma pessoa estrela faz algo pelo outro sem esperar nada em troca. Ela faz, porque quer e gosta de fazer.

Uma pessoa estrela nunca sente solidão porque possui um mundo interno rico em experiências, aprendizagens, gratidão e amor.

Se você estiver mais para uma pessoa cometa, não se desespere e comece a trabalhar para ser uma pessoa estrela. Vale a pena!

Pense nisso!